0

Meu Carrinho

Últimas

Notícias

Panorama: Rádio Gaúcha segue líder geral e Atlântida avança para o top 3 em Porto Alegre

03.04.2020

O meio FM gaúcho está em alta. É o que mostra a mais recente medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media, esta que foi conhecida pelo mercado na última segunda-feira (10). Nos períodos gerais, o FM viu um avanço no universo de ouvintes na medição regular de audiência, impulsionado pela melhora nos índices de várias estações importantes. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre novembro de 2019 a janeiro de 2020):

Novidade no top 3

A Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) foi um dos principais destaques da medição geral de audiência na Grande Porto Alegre. A estação apresentou mais uma variação positiva e pulo para a terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Esta é a melhor posição a ser ocupada pela Atlântida nos últimos anos, rádio que já estava em destaque por ter ficado estável no top 5 em grande parte das medições realizadas até 2019.

O mercado gaúcho segue sem ver mudanças na ponta de cima da tabela. A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo-esportes) segue isolada na liderança geral do FM, com boa vantagem para as demais estações medidas. Na comparação com a pesquisa anterior, a 93.7 FM viu uma oscilação positiva em seu índice de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sozinha na vice-liderança em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 104 FM 104.1 (popular/hits) também viu sua média de audiência oscilar de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior.

Mais destaques

É grande a concorrência entre as emissoras Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) e Rádio Caiçara FM 96.7 (popular), estações que aparecem na sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e não estão distantes do top 3 nos períodos gerais.

A Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) segue em sexto geral no 5h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isolada nesta condição nos períodos gerais.

Sequência positiva

A Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativo) segue em alta na Grande Porto Alegre e apresentou mais uma evolução em sua média de audiência em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), se consolidando na sétima colocação geral. A rádio vive o seu melhor momento em audiência.

Na sequência há outro destaque: a Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) segue em Porto Alegre a tendência vista em outras praças que conta com a rede e apresentou mais uma evolução em seu índice de audiência. Com isso a 89.3 FM consolida a oitava colocação em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo) e Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também apresentando evoluções. A 95.9 FM também vive um de seus melhores momentos no mercado gaúcho.

Logo na sequência do 5h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) completam essa sequência. Detalhe para mais um avanço visto no índice da 88,7 FM, rádio sediada em Novo Hamburgo.

Também segue avançando

A Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo) passa a ser a única FM mais próxima do bolo que disputa por posições do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio cravou na atual medição a sua melhor marca de audiência, isso desde que passou a operar na atual sintonia.

Também é destaque a variação positiva da Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop), que parte com o seu sinal da região metropolitana. A FM passa a ficar mais próxima da Rádio Guaíba FM 101.3 (jornalismo) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Fonte: Tudoradio

Leia

Também

Coronavírus: Ynterativa FM reforça jornalismo e ...

03.04.2020

Medida Provisória prevê redução de jornada e s...

03.04.2020

Dia da Mentira destaca combate às notícias falsas

03.04.2020


Compartilhar