0

Meu Carrinho

Últimas

Notícias

Dezembro também será um mês movimentado no FM de diferentes regiões do Brasil

10.12.2019

Virou rotina. Conforme entramos em um novo mês, há uma nova e extensa lista de mudanças previstas para vários mercados brasileiros. São novos projetos locais e também expansões de redes movimentando os dials em FM. E as novidades começaram ontem (1º), com uma mudança entre a Grande Campinas e o Leste Paulista, além de uma novidade na região de São José dos Campos. 

Amanhã (3) serão duas mudanças importantes: a CBN FM 103.9 (jornalismo/esportes) fará a sua estreia em São Carlos (SP), projeto implantado pelo grupo EPTV. O canal, que era ocupado pela InterSom FM (atualmente em 103.3 FM), vai integrar o projeto de rádios jornalísticas da EPTV no interior paulista, grupo que já controla as emissoras CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto (implantada em 2015) e CBN FM 95.7 de Araraquara (inaugurada em dezembro do ano passado).

Também nesta terça-feira (3) será a estreia oficial da Ynterativa FM 102.1, emissora de formato popular/hits que tem movimentado os bastidores do rádio pernambucano desde o inicio deste semestre. A partir de novembro a 102.1 FM passou a executar uma grade de expectativa para a chegada da Ynterativa FM, estreia que será concretizada amanhã. Já o lançamento do projeto para o mercado será em janeiro.

Hoje (2) o dial FM brasileiro acompanha a estreia oficial da Rádio Hits FM 91.3 de Tijucas (SC). A emissora cobre parcialmente a Grande Florianópolis, além de cobrir o Vale do Rio Tijucas e a turística região de Itapema (SC). De projeto popular/hits, a Rádio HIts substituí em definitivo a Transamérica Hits na região.

Mais para o final do mês está prevista a chegada da Rádio Mix FM 89.9 de Lages, cidade localizada na Serra Catarinense. Porém, esta mesma rede poderá estrear outra afiliada em Santa Catarina até o final de 2019: a 103.1 FM de Laguna (litoral sul catarinense) já opera em formato de expectativa para a Rádio Mix FM.

Antes, neste domingo (1º), o mercado do interior paulista acompanhou a mudança de formato da Boa FM 97.7 de Amparo (SP), emissora captada na Grande Campinas e que foi do religioso/gospel para o popular/hits.

E no Vale do Paraíba houve a migração AM-FM da antiga Rádio Canção Nova AM de Caçapava (SP). Agora ela atua como Novo Tempo FM 101.3 (religiosa/evangélica) e cobre a região entre São José dos Campos e Taubaté. Já a Canção Nova segue na região através da 95.9 FM de São José dos Campos, inaugurada neste ano.

Mais uma mudança de logotipo

Neste domingo (1º) a Rádio Trânsito FM 92.1 de São Paulo (adulto/jornalismo-trânsito) apresentou seu novo logotipo. A emissora passa por várias mudanças em seu projeto, com novidades na identidade visual, plástica e grade.


Vale recordar que a
 BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) também mudou seu logotipo na semana passada. Ela e a Rádio Trânsito são emissoras integrantes do Band Rádios.

Como ficam?

Também há uma expectativa sobre o fim das operações da Transamérica Hits, rede que ainda conta com um número considerável de afiliadas ativas. Em processo de unificação de suas atividades, a Transamérica irá encerrar a geração da Hits (de formato popular/hits) neste mês de dezembro.

A tendência é de que algumas dessas estações sigam para o novo formato jovem/adulto-contemporâneo da marca, caso previsto para praças como Vitória da Conquista (BA). 

Também em negociações

É certo que a recém-criada rede liderada pela Clube FM 105.5 de Brasília (DF) terá mais uma emissora no estado de São Paulo (em Pirassununga) e que esta inauguração será neste mês de dezembro. Porém, é possível que outras afiliadas da rede surjam ou sejam confirmadas até o final de 2019, já que a rede conta com negociações nesse sentido.

O mesmo ocorre para a Rádio Play Hits, rede de formato popular/hits que está na iminência de inaugurar emissoras em Uberaba (MG), Vale do Paraíba / região de Taubaté (SP), Itapeva (SP) e Riversul (SP).

As redes lideradas pelas rádios Jovem Pan FM 100.9 e Jovem Pan News AM 620 (São Paulo) também contam com negociações avançadas e devem confirmar novas afiliadas para várias praças a partir deste mês de dezembro.

Mudança no AM

Também em dezembro deverá repercutir entre o mercado e a audiência a ida da Rádio América (rede Canção Nova) para um novo canal no AM de São Paulo. A emissora iniciou na sexta-feira (29) passada a suas operações em 780 AM, antigo canal da CBN. Com isso a Rádio América deixou a frequência 1410 AM.

Fonte: Tudoradio

Leia

Também

Imprensa mineira elege os melhores do esporte do e...

11.12.2019

Em palestra, diretora artística da Maringá FM pr...

11.12.2019

Transamérica já opera com novo formato na Bahia

10.12.2019


Compartilhar